Igreja de Santa Ana da Vila NovaVer Fotos
Ainda em 1752, por autorização de Dom João, que baixava instruções, foi edificada uma pequena capelinha em honra a Santa Ana em Vila Nova. Em 1º de março de 1753, através de um "Alvará – Régio", Dom João V autorizava a criação da primeira Paróquia na Região, mandando novamente que fosse construído um pequeno santuário de Santana, maior que a primeira capela e em melhores condições, e que o "santuário deveria estar pronto em 1765". Hoje, em 2013, podemos dizer que a comunidade outrora Freguesia de Santana de Vila Nova, com seu Santuário, tem 261 anos de vida e história, sendo colonizada, a partir de 1748, mais intensamente com a presença em SC dos açorianos colonizadores.
Igreja Santana do MirimVer Fotos
Sendo a Vila de Mirim, uma das mais antigas de Santa Catarina, destacando-se em importância na história de nosso estado, representado também pelo seu povo, uma das mais antigas comunidades de fé. A Igreja Sant’Ana de Mirim foi criada nos idos de 1800 e elevada a categoria de Paróquia no dia 28 de Abril de 1856, pela Lei Provincial n° 413, sendo presidente da Província de Santa Catarina o Senhor João José Coutinho. A inauguração da Matriz aconteceu nos dias 28, 29, 30 e 31 de Dezembro de 1932 e 1° de Janeiro de 1933, com a presença de S. Excia. D. Joaquim Domingues de Oliveira, D.D. Arcebispo Metropolitano, especialmente convidado para esse fim. Até 15 de novembro de 1956, a sede do município de Imbituba pertencia a Paróquia de Mirim, cujo vigário era o Padre Paulo Hobold.
Matriz Imaculada Nsa. Sra. Conceição
O grande Henrique Lage dá início às obras do grande porto de Imbituba. A população de Imbituba já era grande. Havia necessidade de se erguer um templo maior, então vigário de Mirim, Pe. Paulo Hobold, dá início ás obras da nova Igreja. No dia 14/03/42 foi lançada a pedra fundamental. A construção deu-se de 1946 à 1954 quando foi inaugurada com recursos da comunidade Paroquial e colaboração da Cia Docas de Imbituba. A Igreja de Imbituba é de uma beleza arquitetônica admirável. Seu estilo é um tardio colonial, clássico e perfeito. O altar-mor é um perfeito gótico que pertencia a uma igreja no Rio de Janeiro, ia ser destruído, mas foi salvo. Ele é todo em mármore branco de Carrara. Encimava o altar a imagem da Imaculada Conceição, do capitão Irlandês, talhada em rococó, uma peça raríssima de inestimável valor estimativo e artístico. A mesma foi roubada da Igreja Matriz no ano de 1982.
Capela Santa PaulinaVer Fotos
Imbituba Terra do primeiro milagre de Santa Paulina. Em 23/09/1966 Eluiza Rosa de Souza é internada no Hospital São Camilo. É desenganada pelos médicos após intensa hemorragia e parada cardíaca. Milagrosamente é curada. Você poderá visitar a capela construída no bairro de Paes Leme em sua homenagem. O Memorial a Santa Paulina foi inaugurado em 26 fevereiro 2011. Em Imbituba será construído um monumento a Santa Paulina. A escultura de concreto será feita no Morro do Mirim, terá 46 m de altura e poderá ser vista em um raio de 15 km. Dentro do monumento haverá espaço para meditação e a história de Santa Paulina será contada em três idiomas.
Telefones: Nina - (48) 3356-0300 / 99947.1018 (tim)